Clique aqui ou no button abaixo para acessar o L'Énigmatique:

Dando uma olhada nos festivais de cinema



Olá, pessoal! Desculpem o tempo sem atualizar, estava com certa dificuldade de encontrar um assunto que me agradasse escrever por aqui. Bom, resolvi falar de uma coisa bem bacana que pode interessar a quem gosta de produções independentes e diferentes, ou quem está se aventurando nas criações audiovisuais: os festivais de cinema!

Festival de CinemaSim, eles são pouco divulgados, muitos são bem pequenos e os prêmios não são lá grandes coisas (salvo algumas exceções, claro), mas se tem um jeito de conhecer e ficar conhecido pelas suas produções é inscrevê-las em festivais. Porque, afinal, quem vai lá assistir são normalmente pessoas da área, que também trabalham com isso ou são estudantes que estão começando. Às vezes até aparecem algumas pessoas que simplesmente apreciam as produções independentes e/ou amadoras e, enfim, você vai fazer pessoas felizes participando desses festivais! Então, acho uma boa trazer ao público informações sobre eles! ;)

Primeiro de tudo, eu recomendo fortemente o site Fórum dos Festivais, pois nele estão catalogados praticamente todos os eventos que acontecem na área, e tem uma ótima ferramenta de busca! Você pode pesquisar por gênero, data de realização ou inscrição, localização ou palavras-chave. Enfim, não tem como errar! Mesmo!

Lá tem informações sobre festivais brasileiros e internacionais e, acredite, os internacionais são muito bacanas também, e muita gente manda produções brasileiras pra lá.

Anima Mundi 2015Aqui no Brasil, os mais conhecidos são o Anima Mundi (que ocorre geralmente no RJ e em SP, no meio do ano, e é voltado à animação); o Festival de Cinema Latino-Americano de SP (também no meio do ano, porém só filmes convidados); a Mostra Internacional de Cinema em SP (em outubro, é competitivo e vale para todos os temas e gêneros); o Animaldiçoados (voltado para filmes animados de terror, acontece no segundo semestre do ano no RJ e SP); o Festival do Minuto (acontece o ano todo, é online e podem participar filmes de qualquer gênero e formato, desde que tenham até um minuto de duração); o In-Edit (voltado a documentários musicais, ocorre em SP em maio); e o Festival de Cinema de Gramado (acontece em agosto, em Gramado, e é para curtas e longas de todos os gêneros).

Claro que tem muitos outros, em vários estados e cidades do Brasil, vale dar uma conferida no Fórum dos Festivais para saber mais. Mas é isso, quem sabe farei um post mais completo sobre cada festival à parte, próximo à época de suas realizações. Então, aguardem para saber mais! ;)

Ah, e para quem curte curtas, deixa eu divulgar um site muuuuito legal: o Porta Curtas. Ele é uma compilação de diversos curtas brasileiros, de vários gêneros, e tem coisas muito boas por lá! Vale muito a pena dar uma conferida e conhecer algumas produções brazucas que são tão loucas quanto interessantes.

Obrigada pela audiência, até a próxima! :)

Marcadores: , , , , ,






Postagens anteriores

Arquivos