Clique aqui ou no button abaixo para acessar o L'Énigmatique:

Vida de Animador



Olá! Resolvi iniciar os artigos do blog com um post descontraído sobre a vida de animador aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, bem como outras profissões que atuam em agências. O vídeo do canal Octopus Games mostra com muito bom humor essa realidade que é trabalhar com animação.
Pra quem não sabe, animador não é a pessoa que fica fantasiada de Barney na festa do sobrinho (bom, acho que também leva esse nome), mas no contexto audiovisual estaremos falando da pessoa que trabalha com softwares específicos 3D - ah, e não confunda esse 3D com o 3D das telas modernas de cinema!

Claro que no campo dos profissionais de 3D (ou CG - Computação Gráfica), existem vários segmentos. Por exemplo, tem gente que trabalha animando, ou seja, fazendo os personagens e objetos se movimentarem e ganharem vida, enquanto outros fazem a modelagem (criação dos próprios objetos e personagens, do zero), ou até quem trabalhe com os efeitos visuais (ou VFX), que é bem complexo. E existem ainda outras áreas das quais não vou entrar em detalhes porque não é foco por aqui.

Enfim, o legal disso tudo é que em quase todos os filmes, comerciais, séries e até em novelas (sim!) existe algum ou vários profissionais de computação gráfica por trás da produção. Então o trabalho de um animador não se resume só a fazer filmes como os da Disney ou da Pixar, por exemplo, afinal até em produções que aparentemente não existe esse trabalho, ele provavelmente existe sim, em algum lugar.

Além de animação 3D, como a do famoso Frozen, existe a 2D, que todos chamam de "desenho". O que muita gente não sabe é que muitas produções 2D hoje em dia são mescladas com 3D. Ou seja, mesmo que pareça tudo desenhado, na verdade algumas coisas são feitas num software tridimensional. Existe também a técnica stop-motion, que é muito utilizado nos filmes animados dirigidos por Tim Burton (e que eu adoro <3). E ainda algumas outras técnicas, como rotoscopia, em que o animador literalmente redesenha frames de um filme gravado para ter um movimento mais real, e animação de recortes, que é a utilizada em South Park, por exemplo.

A questão é: vida de animador não é fácil, não. Você pode trabalhar numa agência, produtora, freelancer, qualquer coisa, e vai passar pelo mesmo tipo de situação. A dificuldade já vem no início: as pessoas te perguntam no que você trabalha e precisa de meia hora pra explicar! Você precisa explicar pra sua tia que não, você não faz "desenhinho"; e pros clientes que "não, você não faz logotipo nem identidade visual". E pra muita gente que "não, não é tão simples arranjar um emprego na Disney!".

Mas, é sim muito divertido dar vida à personagens, criar mundos do zero, e fazer as pessoas se encantarem com o que você produziu. Todas as profissões possuem os dois lados da moeda, afinal.

Por fim, recomendo um tumblr (em inglês) muito divertido sobre a vida de animador: The Animator Life.

Obrigada e até a próxima!

Marcadores: , , , ,






Postagens anteriores

Arquivos