Nos Bastidores da Família Dinossauros
Outro dia estava assistindo Família Dinossauros em casa e minha irmã me perguntou: "como era feito esse programa, você sabe?" E fiquei sem saber direito o que responder, porque nunca tinha pesquisado sobre isso... Então fui dar uma olhada e encontrei bastante coisa interessante que eu mesma não sabia!
Esse programa, produzido pela Disney e exibido em quatro temporadas de 1991 a 1994 (nos EUA), marcou a minha infância e a de muita gente, acredito, não só pelos plots e criatividade, mas porque fazia uma bela e bem-humorada crítica à classe média americana, e consequentemente se reflete em nossa cultura também.
Mas, vamos falar do que interessa: a tecnologia por trás dessa produção, que foi o grande marco e uma das razões para o grande sucesso da série: os animatronics. Animatrônica (em português) é uma técnica que consiste em robotizar e mecanizar fantoches ou bonecos para que pareçam ter movimentos reais. Ela teve início em parques de diversões, e passou a ser utilizada no cinema depois. Foi vista em muitas produções cinematográficas por aí, como Tubarão, ET, Gremlins e até em Mary Poppins e sim, são usados até hoje - por exemplo, em Prometheus e Doctor Who - mesmo com toda a CG existente.
O vídeo abaixo é um making of bem completo da família dinossauros, muito interessante:
Ok, já dá pra imaginar que deu um trabalhão fazer essa família ganhar vida, né?
Bom, essa foi minha contribuição para te ajudar a entender um pouco mais das técnicas utilizadas nas séries que adoramos. Certamente farei um post mais completo sobre os animatronics algum dia, porque são tão incríveis! <3
Obrigada pela audiência, até a próxima! ;)
P.S.: Fontes que me ajudaram a escrever este post: RD1, Wikipedia, Animasan, Vídeo 1, Vídeo 2. E as imagens são do google, então sem stress com isso. ;)
Marcadores: animatronics, ficção, series, TV