Clique aqui ou no button abaixo para acessar o L'Énigmatique:

Making of: Boyhood

Boyhood

O filme Boyhood será o primeiro making of por aqui por causa de sua famosa particularidade - levou doze anos, literalmente, para ser gravado e produzido. Isso é algo realmente original no cinema. Normalmente se segue um fluxo de trabalho, que parte da ideia à finalização, onde as gravações são minuciosamente planejadas para que se use o menor tempo possível (afinal, o lucro não vem se o filme não lança nunca, né). Infelizmente, não ganhou tantos prêmios no Oscar, apenas o merecido prêmio de melhor atriz coadjuvante à Patricia Arquette.

boyhood_atoresMas o diretor Richard Linklater fez questão de quebrar os padrões hollywoodianos, e provavelmente essa é a razão do tamanho sucesso que a produção obteve. Particularmente, eu achei o filme um pouco longo demais, mas gostei especialmente dos diálogos e do roteiro, quer dizer, em muitos momentos consegui me identificar com o protagonista e suas filosofias, e isso é um ponto fortíssimo. E é um filme que flui maravilhosamente, você realmente não sabe dizer o que vai acontecer nas cenas seguintes.
Mas estamos aqui para falar dos bastidores, então é o que faremos. O vídeo abaixo é um making of que, infelizmente, está em inglês e não tem legendas, mas se puder assista que eu darei uma explicada depois:


Como o próprio diretor conta, ele queria falar sobre a juventude, mas ele não imaginava escrever sobre uma parte dela - ele queria contar a juventude por inteiro. Para isso, ele precisava usar os mesmos atores principais durante todo o tempo de gravação, e escolheu os atores pela afinidade que teve com eles, de realmente construir uma família ali. Um fato interessante é que sua própria filha (Lorelei Linklater) interpreta a personagem Samantha.

Boyhood cenaTambém conta um pouco da dificuldade de orçamento, já que é um projeto um tanto inviável para a indústria cinematográfica. Porém, ele encontrou financiadores que se identificaram com o projeto para conseguir o suficiente para filmar a cada ano.

Muito do que se vê no filme o diretor tirou da sua própria vida, por exemplo, com relação à mãe - Linklater também tinha uma mãe bem jovem, que teve outros relacionamentos depois dos filhos, e ele mesmo tem uma irmã mais velha.

A questão mais legal é a simplicidade do filme, quer dizer, é um filme sobre a vida, sobre viver cada momento, e na vida não tem nenhum efeito especial, nem coisas absurdas. Isso é que torna Boyhood tão cativante.

Chegou até a ser lançado um livro, Boyhood: Twelve Years on Film (ainda não lançado no Brasil, pelo que procurei), que conta os bastidores do filme, com comentários dos atores principais e imagens de Matt Lankes, o fotógrafo que fez as imagens por trás das câmeras e de making of. Inclusive ele e o ator principal, Ellar Coltrane, tiveram uma grande conexão por causa da fotografia (pra quem não viu o filme, Mason é aspirante a fotógrafo). Ah, espero que lancem logo por aqui pra eu dar uma olhada nessa obra!

Ainda tem muitas curiosidades sobre o filme e entrevistas com o diretor e atores, mas se eu colocar tudo isso aqui vai ficar absurdamente longo hahaha! Mas olha, vou deixar todos os links no final do post, então se tiver interesse é só navegar por eles e encontrará muita coisa interessante sobre Boyhood (mas está tudo em inglês, só pra avisar).

Bom, talvez eu traduza alguma entrevista ou parte delas num próximo post. ;)

Obrigada por ler e até a próxima! o/

Marcadores: , , ,






Postagens anteriores

Arquivos